E-Business: Bom ou Ruim?

Postado por admin em janeiro 14th, 2009

ebusinessO e-business pode ser considerado bom ou ruim, a resposta desta questão dependerá da ótica em que o mesmo está sendo avaliado, isto é estamos analisando o e-business em relação às pequenas, médias e grandes empresas ou em relação às pessoas como um todo. Estas são apenas algumas perspectivas sobre as quais podemos avaliar o avanço do e-business no mundo atual, pois caberiam diversas outras análises.

O e-business engloba todas as atividades de uma empresa. Podemos o definir como a integração de diversas atividades organizacionais através do auxílio de sistemas de informação, a qual possui a internet como meio de comunicação. Vale acrescentar, que geralmente, as duas grandes áreas do e-business são o e-commerce e e-service.

Em relação as empresas, a adoção de ferramentas e métodos e-business

apresentou inúmeras oportunidades de negócio e vantagens para as mesmas, tais como:

ü A expansão da base de clientes e da linha de produtos.

ü Obtenção de informações relevantes sobre os clientes, fornecedores e avanços tecnológicos.

ü Relacionamento mais próximo e um maior número de interações com os clientes.

ü Redução do número de mudanças de meios de comunicação necessárias para transportar a informação.

ü Diminuição do tempo para comercialização.

ü Promoção da lealdade dos clientes.

ü As empresas podem reduzir custos em diversos aspectos e setores.

 

Já com relação às desvantagens que o e-business pode acarretar  para as empresas, podemos citar: 

 

ü  A instalação e manutenção de um e-business pode ter custos elevados que não são compensados posteriormente pelos lucros.

ü Ao integrar o e-business a própria organização terá de se adaptar, ou seja, tem de haver uma reorganização dos procedimentos do negócio, uma reorganização estrutural e dos seus recursos humanos e novas funções que estes poderão desempenhar (‘’Custos das mudanças’’)

ü Qualquer avaria ou falha de rede o serviço não funciona ou funciona com deficiência, o que pode parar uma empresa.

ü As questões da segurança (extravio de mercadorias), privacidade e questões relacionadas com a legalidade ainda têm causado diversos problemas na internet.

 

Em suma é necessário que haja uma avaliação minuciosa por parte da empresa, em relação ao seu negócio buscando analisar os benefícios e os malefícios que a implementação do e-business poderá acarretar.

Ao analisarmos o e-business sob a ótica das pessoas, podemos encontrar também algumas vantagens e desvantagens. As vantagens seriam: preços menores para compra de produtos; facilidade de acesso as informações em geral; praticidade (não precisa sair de casa); comparação mais ampla entre o que é oferecido em busca de uma escolha mais assertiva; dentre outros. Já como desvantagens podemos citar: a falta de segurança (roubo de dados bancários); os clientes não podem examinar fisicamente, tocar e testar os produtos; os serviços oferecidos podem não condizer com a realidade; produtos e serviços inexistentes e fraudulentos; dentre outros.

Pode-se concluir, que a inserção do e-business no mundo atual trouxe mudanças para sociedade como um todo (pessoas físicas ou jurídicas),os benefícios e malefícios que o mesmo pode trazer também dependerá da necessidade e do uso das pessoas ou empresas.

 

Autor: Vinícius Pinheiro

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta