Marketing Viral

Postado por admin em janeiro 14th, 2009

 mktvsO marketing viral refere-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marcas, produtos, serviços ou até mesmo idéias com processos similares a extensão de uma epidemia.  De forma simplificada, poderíamos dizer que marketing viral é qualquer estratégia que encoraja indivíduos a passar adiante sua mensagem de marketing (seu argumento de venda), criando uma oportunidade de crescimento exponencial da exposição e influência desta mensagem. Como um vírus, esta estratégia usa o rápido crescimento para uma explosão de milhares ou milhões de leitores.

Atualmente, o Marketing viral é uma das ferramentas mais poderosas utilizadas por grandes empresas para atingir seu público-alvo. Ele é elaborado para não associar diretamente o vídeo, texto ou jogo à marca, mas quando observado com mais atenção denota claramente o uso do produto, marca ou serviço “disfarçado” em meio ao conteúdo distribuído por alguns meios como o e-mail, vídeos inseridos em sites ou blogs. Estes atingem a mente do espectador usando, normalmente, o tom humorístico e que é repassado de uma pessoa para outra com a intenção exclusiva de compartilhar o conteúdo que provavelmente tenha achado  interessante.
            Com as evoluções tecnológicas, o poder crescente das bandas da Internet e o compartilhamento destes arquivos por e-mail aumentando rapidamente, há uma grande necessidade de aproveitar ao máximo toda e qualquer oportunidade de colocar seu ‘’produto’’ em evidência.

Isto é feito estimulando o compartilhamento das mesmas percepções por um grupo de consumidores, visando atingir milhões de pessoas em pouco tempo, minutos são valiosos neste modelo de Marketing, quanto mais rapidamente são atingidos os consumidores, maior é o número de pessoas que serão atingidas pelo “vírus”.
            Ainda, há muito o que aprender para explorar de forma mais objetiva o Marketing viral, sua novidade é impulsionada ao sucesso por “disfarçar” uma propaganda comum, dando a oportunidade de divulgar seu produto com um custo menor, mas que pode passar despercebido ao estar fora do contexto que atrairia o consumidor a direcionar sua atenção ao que acabara de receber de um colega de trabalho, amigo ou vizinho. Um dos pontos que mais ajudou nesta forma de divulgação de produtos e serviços, foi à evolução tecnológica e largura de banda da Internet. Com mais velocidade disponível, alguns sites especializados em hospedar vídeo atingem em cheio o público mais jovem que destina muito do tempo diário em frente aos computadores comunicando-se com muitas pessoas em programas de bate-papo, transferindo arquivos em e-mails para seus colegas e comentando o que havia recebido de outra pessoa numa conversa descontraída em escolas e universidades, pois existe a necessidade de estar ligado aos assuntos mais novos que surgem no mundo e trafegam pela Rede cada vez mais rapidamente. Tudo isto é ocasionado pela globalização mais acentuada e a fácil comunicação entre pessoas de todo o mundo, independentemente da região.

Este grande fluxo de informações trará benefícios para empresas e consumidores, disponibilizando dados para ambos, desde informações básicas até mesmo a informações altamente relevantes para o uso e compra ou venda de produtos.
            Com a maior facilidade de expor seu produto, a interação entre um maior número de pessoas e um resultado multiplicado inúmeras vezes, é necessário direcionar corretamente esta ação, pois o Marketing viral pode tornar-se algo comum, perdendo o valor que hoje, sem dúvidas, é uma das ferramentas mais poderosas já criadas e conhecidas por um número crescente de pessoas em todo o mundo.

 

Principais Vantagens e Desvantagens do Marketing Viral

 

Vantagens

_ facilidade de execução

_ custo relativamente baixo (comparado com

direct mail)

_ bom targeting

_ elevada e rápida taxa de resposta.

Desvantagens

_ pode parecer um e-mail spam

_ risco de prejudicar a marca.

 

Técnicas de Marketing Viral

Existem diversas técnicas utilizadas para prover uma estratégia de marketing viral, abaixo citamos algumas delas:

· Assinatura de email

A primeira técnica é muita conhecida. Assinaturas de e-mail são três ou quatro linhas que você coloca em todas as mensagens de e-mail. Assim toda mensagem que você envia leva seu nome e endereço para os leitores. Se a informação que você veicula interessar a outras pessoas além do leitor direto, incentive-o a encaminhá-la, multiplicando os leitores e espalhando sua assinatura.

 

· Grátis eu gosto

 A verdade é que nós adoramos não pagar por algum benefício. Aproveite esta faceta humana e ofereça algo gratuito em seu site, alguma coisa que sirva para espalhar seu endereço e trazer novos visitantes ao site.

A idéia é dar para vender: uma amostra do produto, uma versão reduzida, trinta dias de experiência, um mini-curso com informações de pré-venda, você escolhe.

O importante é que seja relacionado ao seu produto e que tenha valor real para o internauta, passando ou reforçando sua mensagem de venda e permitindo que o visitante retorne ao site para comprar ou pelo menos, para obter mais informações.

 .  Webcards

 São aqueles cartões postais digitais que a gente recebe de vez em quando.

Você lembra como funciona:

  • O remetente visita o seu site e envia o cartão.
  • O destinatário recebe apenas um e-mail dizendo que fulano@qualquercoisa.com acaba de mandar um web card e ele deve visitar a página para ver o cartão.

Ele visita a página e responde ou manda para outra pessoa, aumentando a exposição.

    · Ezine

 Um ezine é um informativo na forma de e-mail que você recebe de tempos em tempos. O Webinsider é um exemplo e se você ainda não tem, está na hora de pensar nisto.

A questão aqui é publicar artigos que realmente interessem seus visitantes e incentivá-los a encaminhar a mensagem para quantas pessoas quiser.

É importante ser criativo e ficar concentrado em seu nicho de mercado.

·  Mensagens instantâneas

 Um dos maiores sucessos da internet é o MSN, um programa que permite saber quando algum conhecido está conectado à internet e enviar mensagens para ele que as recebe na mesma hora e responde.

Acontece que para usar o MSN, ambos os lados têm que ter o programa em seu computador e é está a beleza do negócio: qualquer pessoa que goste do MSN vai insistir com você que também use. Daí você tem que ir ao site, baixar o programa e se cadastrar no serviço, que é gratuito.

A partir daí ele vai estar lá com você em cada navegação. Com você e mais ou menos 80 milhões de pessoas no mundo todo.

· Se você gostou deste site, recomende

 Você já deve ter visto esta mensagem em alguma página. Um simples script que permite que o visitante que gostou do site envie facilmente uma mensagem para seus amigos.

Há vários sites que oferecem scripts gratuitos. Uma opção brasileira é o http://www.recomenda.com.br/. É bem fácil de colocar em sua página.

· Tenha um exército de vendedores

 Imagine milhares de sites com banners apontando para seu endereço. Imagine só pagar quando uma venda acontecer.

Foi isto que o www.amazon.com fez para se tornar um dos fenômenos da rede mundial. Oferecendo comissão pelas vendas de livros, webmasters do mundo todo aderiram a seu programa e o tornaram a maior livraria do mundo, sem uma loja sequer.

 

  · Hotsite

Um hotsite é um ambiente para divulgação de um produto específico, ou seja, o hotsite deve ser focado, não pode ser tratado como uma forma de divulgação de vários produtos. Um hotsite, na verdade, deve conter um único produto ou serviço, em que o principal objetivo é: não dividir a atenção do cliente com outros assuntos relacionados. Faça um hotsite motivador, pois é neste momento que você vai ganhar a atenção. Ter um diferencial é a alma do negócio. Tente trabalhar com o conceito de que o seu produto é único e deve ser tratado como um rei; o diferencial é que fará o trabalho de transmissão do vírus.

· Blogs

Os blogs estão cada vez mais populares e certamente são uma importante parte de uma estratégia viral. Usar algumas das diversas ferramentas de indexação de blogs disponíveis na web, como o Technorati, certamente o ajudará a entender o que está realmente fazendo barulho na blogosfera. Escolha uma lista de blogs e analise sua popularidade de acordo com o tipo de audiência que sua campanha quer atingir. Faça um monitoramento dos assuntos abordados nesta lista e analise o conteúdo destes blogs – isto vai ajudá-lo a desenvolver sua campanha nos veículos certos.

· Vídeos

Fazer marketing viral por meio de um vídeo é muito interessante e empolgante. O vídeo deve ser emocionante ou engraçado, envolvente, e, se possível, ter uma história. A sua mensagem deve ser passada de forma natural, não pode ser imposta como se o cliente fosse obrigado a “engolir” o seu logo. Visto isso, então, para propagar um vírus por meio de um vídeo na internet é importante, antes de qualquer coisa, definir o prospect e target.

Case interessante de Marketing Viral

  Superbonder

bond Em 2005 a DM9DDB colou um monitor de computador na parede com a cola Superbonder, que era o novo cliente deles. Dizem que isso foi feito sem intenção de ser propaganda (será??), foi colocado no ar um site com o reality show mostrando o monitor colado na parede, uma câmera filmando o tempo o monitor, que “ligado” transmitia real time as mensagens que as pessoas do mundo todo enviavam, pois isso se espalhou pela Internet com muita força (Marketing Viral). O site ainda está no ar com um making off do reality. Entre no link acima, clique em “veja como era”. Claro que com o tempo o viral foi perdendo o impacto, porque o dito cujo do monitor não caia.

Autor: Vinícius Pinheiro

 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Uma Resposta em “Marketing Viral”

  1. ESSE É UM POST DE 2001, TUDO BEM QUE VOCÊ ATUALIZOU COM AS NOVAS TÉCNINCAS, MAS PODERIA TER CITADO O ESCRITOR (RENTATO).

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