O Jogo do Século

Postado por admin em setembro 14th, 2010

jogodoseculoO jogo do século com toda certeza não é o futebol, o basquete ou o vôlei, ele se chama simplesmente Marketing e apareceu em minha vida a cerca de sete anos, acho que por ai…
Um grande mestre, que em minha opinião não deixa nada a desejar dentre professores de outras Universidades, visto que em minha vida acadêmica, ainda ativa, conheci muitos Mestres e Doutores, vários deles com opiniões bem diferentes da minha (e olha que realmente não li nem um terço dos livros que eles possam ter lido) é um professor aqui de São Luis, Maranhão. Com ele aprendi que o Marketing é simplesmente um jogo, (e não ache que todos pensavam assim há sete anos atrás) e nesse jogo ganha o melhor estrategista, e este é o que ele simplesmente tem na mente (atitude, conhecimento e caráter), até porque é algo completamente individual.
Hoje percebo que era tudo uma “clara verdade”, pois “todos” temos acesso aos meios de comunicação e tudo está mais fácil ainda devido à globalização. Já percebi nesse pouco tempo que as pessoas que estão atentas ao jogo do mercado possuem grandes vantagens, por exemplo: estudei um case em que um grande empresário conseguiu prever o que a crise mundial iria lhe trazer de desvantagem. Bem, o que ele fez? Distribuiu todo o seu estoque para as outras filiais e trabalhou com o chamado estoque zero. Até ai tudo bem. Qualquer analista financeiro diria para fazer o mesmo. Agora temos que perceber que os estrategistas possuem a vantagem. Um concorrente foi para um lado completamente inverso, aproveitou as “brechas” oferecidas pelo mercado e investiu em meio a uma crise em um mercado voltado a produtos substitutos. Será que deu certo? Garanto que sim! Nós temos que perceber que sempre que se cria uma barreira, se abre uma brecha a um novo tipo de produto ou serviço. As estratégias são individuais e devem ser bem planejadas. O sucesso não vem por acaso, vem de um belo planejamento e uma ótima estratégia. O mercado é um jogo como qualquer um, escolha o seu lado! Vencedor ou Perdedor.

“Há três tipos de empresas: Empresas que tentam levar os seus clientes onde eles não querem ir; empresas que ouvem os seus clientes e depois respondem às suas necessidades; e empresas que levam os seus clientes aonde eles ainda não sabem que querem ir.” (Gary Hamel)

Autor:  Diego Padilha Trindade é Administrador de Marketing, Especialista em Gestão Empresarial FGV e Consultor/Instrutor – SEBRAE/MA

 

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Uma Resposta em “O Jogo do Século”

  1. Muito bom o texto , é isto mesmo

Deixe uma resposta