O Poder Das Mulheres

Postado por admin em janeiro 21st, 2009

mulheresAs mulheres conquistaram definitivamente seu espaço. Não só no mercado de trabalho, onde já representam 50% da população economicamente ativa, mas também são reconhecidas como consumidoras importantes.

Elas hoje compram ou influenciam a compra da maioria dos produtos da família. Mais de 70% das compras em supermercados e de eletrodomésticos são feitas pelas mulheres. Elas também compram 42% dos imóveis. Várias montadoras, como a Ford e a Volkswagen, já têm mulheres entre seus pilotos de teste. Afinal, 40% dos carros são comprados por elas.

Mas para quem vende, como entender este grupo tão especial de consumidores, para poder oferecer produtos e serviços apropriados e se comunicar de forma a captar a sua atenção? O importante é ouvi-las atentamente e sem idéias pré-concebidas.

Podemos aprender com várias pesquisas já realizadas: as mulheres valorizam muito o relacionamento, inclusive entre elas. Uma empresa pode proporcionar formas de suas consumidoras entrarem em contato umas com as outras para trocar idéias e experiências tendo os produtos como elemento de ligação. A mulher tem se dividido entre a vida pessoal, a familiar e a profissional, sendo responsável por administrar várias facetas de sua vida. Uma empresa que venda para as mulheres não pode ignorar isso e deve falar com ela em cada uma destas situações, contribuindo para facilitar a sua vida. Antecipe-se às suas necessidades, pois elas não lhe dirão o que querem. Elas analisam várias opções antes de tomar uma decisão e levam em conta várias fontes de informação. É só lembrar de uma compra de roupas, quantas lojas são visitadas. É uma forma mais eficaz de decidir. Dê opções a ela. Aborde-a em diferentes formas e meios.

Facilite a vida dela, ofereça conveniência levando o produto até a sua casa ou ao seu trabalho. Veja o sucesso que as vendas porta-a-porta fazem. Isso poupa tempo e estresse. Elas estão consumindo moda desde cedo, desde crianças. Tenha contato com este grupo de consumidores desde cedo, mas respeitando suas habilidades e necessidades. Envolva-as no desenvolvimento dos produtos. Elas estão buscando alternativas mais naturais para alimentação e cuidados com a saúde. Assim, aproveitam para ter maior controle sobre o próprio corpo. Tudo é importante. Seja verdadeiro, confiável, dê atenção aos detalhes. Os produtos e serviços para as mulheres devem ser compatíveis com a forma como elas vivem, decidem e se expressam.

As empresas que entenderem este processo e alinharem sua oferta às necessidades deste mercado terão um grande sucesso à sua frente. E nós, homens, acabaremos afinal aprendendo muito com elas.

Autor: Arnaldo Rabelo

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