Suas Campanhas De Publicidade São Eficiente?

Postado por admin em janeiro 21st, 2009

publicityCaros(as) amigos(as)

            Hoje um cliente me procurou e me fez a seguinte colocação: Por que minhas vendas não aumentam, como seria esperado, já que tenho uma boa verba de propaganda na mão da agência XYZ (não vou dizer o nome da agência por questões éticas) que mantém meus anúncios nos principais jornais e revistas, monta campanhas frequentes de marketing direto, campanhas de marketing digital e assim mesmo eu não vejo minhas vendas dispararem de maneira a compensar os investimentos feitos?

            Meu objetivo não é declarar guerra às agências de propaganda e sim esclarecer alguns pontos, que muitos empresários, principalmente os micros e pequenos, não consideram no momento de eleger a agência que desenvolverá suas campanhas publicitárias,  pois muitos publicitários, gênios criativos, acreditam que propaganda é arte e desta maneira suas criações devem ser encarados como “obras de arte”. Sinceramente eu não acredito nisso. A propaganda deve ser encarada como uma ferramenta a mais para ajudar as empresas em seus objetivos: atrair mais clientes. Desta maneira o principal foco de uma propaganda é trazer resultados para a empresa e não para a agência que a produziu. As agências cumprem bem o seu papel que na realidade é o de vender a propaganda para o cliente, e isso elas fazem muito bem, com belas apresentações que encantam o cliente, mas na realidade o cliente deve se preocupar, antes de ficar encantado com a criatividade, se a campanha publicitária estará cumprindo seus reais objetivos: vender, posicionar e divulgar de maneira correta, falando a linguagem do seu consumidor.

            Se você contrata uma agência de propaganda para ajudar-lhe a posicionar sua empresa e aumentar sua lucratividade, em primeiro lugar esta agência deve cumprir o seu papel: o de ajudar a empresa a ver suas metas serem cumpridas uma-a-uma e gerar mais negócios. A sua agência costuma estar presente em sua empresa? Preocupa-se em conhecer realmente o que você faz? Conhece o seu processo produtivo? Faz muitas perguntas sobre o funcionamento de sua empresa e de seus consumidores? Preocupa-se em pesquisar o seu mercado consumidor e concorrente? Não !!!! Troque de agência imediatamente, ou sua verba de propaganda vai para o ralo sem trazer-lhe nenhum benefício. Para se criar uma campanha publicitária vencedora, não basta ser um gênio da criatividade ou um artista nato, publicidade é muito mais que isso, é uma ciência e para isso é necessário muito estudo e pesquisa para se encontrar os caminhos corretos para chegar aos resultados esperados.

            Eu costumo dizer que para se criar uma campanha vencedora, é necessário conhecer profundamente “AS CINCO CHAVES BÁSICAS DAS CAMPANHAS VENCEDORAS” (este será o título do meu próximo livro – sem querer fazer propaganda antecipada). Estas cinco chaves quando bem desenvolvidas, estudadas e pesquisadas, com certeza farão de sua campanha uma campanha vencedora. As cinco chaves básicas são: OBJETIVO, ALVO, PLANEJAMENTO DE MÍDIA, COMUNICAÇÃO E DESIGN. Parece simples né? Mas o principal motivo de muitos pequenos e médios empresários darem “tiros nos pés” é justamente o total desconhecimento destas chaves básicas e na intenção de economizar alguns reais, decidem desenvolver eles próprios suas campanhas, pois acham que fazer uns desenhos, descrever as maravilhas do seu produto e mandar o arquivo do Corel Draw para aquela revista do bairro é mais do que suficiente. Para que gastar com um profissional da propaganda ou marketing? Pior que isso, é contratar uma agência de propaganda que se preocupa única e exclusivamente com suas “obras de arte” e não fazem o mínimo esforço para o principal: Planejar para que a campanha traga resultados para o cliente.

            Um anúncio super, hiper e mega criativo não serve de absolutamente nada se quando for inserido na mídia ele se perder ou não ser notado, por total falta de foco, mídia errada ou público errado. É comum encontrarmos anúncios muito bem desenhados, mas que não dizem nada, ao menos para o público da mídia onde está inserido. Ou ainda anúncios tão complexos que você não entende o que quer dizer ou que precisam de um dicionário para entendê-lo.

            Aqui vão umas dicas muito importantes: quando estiver assistindo à uma apresentação de sua agência de propaganda, observe com olhos de consumidor e não com os olhos do dono do produto. Seja sincero e se pergunte: O que é melhor, a propaganda ou o seu produto? A propaganda tem a cara de sua empresa? Ela representa bem o produto que você tanto ama? Ela expressa bem os desejos dos seus clientes, que você conquistou com muito custo? Lembre-se de uma coisa: A prioridade de uma agência de propaganda é vender o seu próprio produto –  a propaganda, o anúncio, ou seja, a sua própria criação. Preocupe-se em saber se a agência está preocupada em tornar sua campanha, uma campanha vencedora para você e não somente para os prêmios de propaganda mais criativa.

            O mais importante é ter em mente que uma propaganda eficaz é aquela que, além de criativa, é clara, objetiva e direta.  Ao contratar uma agência de propaganda, deixe claro que em primeiro lugar vem sua empresa e suas metas, depois ela pode se preocupar com os prêmios de criação que venha a ganhar com sua propaganda.

            Pense bem nisso!

Autor: Marco Antônio Meira

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta