Letras U a Z

Postado por admin em janeiro 30th, 2009

livros6Unidades experimentais - Elementos, ou indivíduos, de um experimento.

Usuário Final - Aquele que em última instância utiliza os resultados de uma aplicação, sistema ou processamento de dados no computador

 Validação – Confirmação, por exame e fornecimento de evidência objetiva, de que os requisitos específicos, para um uso pretendido, são atendidos. Notas: 1 – No projeto e desenvolvimento, a validação se refere ao processo de examinar um produto para determinar sua conformidade com as necessidades do usuário. 2 – A validação é feita normalmente no produto final sob condições de operação definidas, podendo contudo tornar-se necessária em fases anteriores. 3 – O termo validade é usado para designar o estado após a validação. 4 – Validações múltiplas podem ser realizadas se existirem diferentes usos pretendidos.

 

Valor – 1. Características agregadas ao produto ou serviço.  2. Benefício obtido como resultado da utilização e das experiências vividas com um produto ou serviço. É a percepção do cliente e das demais partes interessadas sobre o grau de atendimento das suas necessidades, considerando-se as características e atributos do produto, seu preço, a facilidade de aquisição, de manutenção e de uso, ao longo de todo seu ciclo de vida. As organizações buscam criar e entregar valor para todas as partes interessadas. Isto requer um balanceamento do valor na percepção dos clientes, acionistas, da força de trabalho e da sociedade.

 

Valores – Entendimentos e expectativas que descrevem como profissionais da organização se comportam e sobre os quais todas as relações do negócio estão baseadas. As normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe social, sociedade, etc.

 

Vantagem competitiva – Atributo ou característica oferecida aos clientes que apresenta diferencial superior de valor, sob o ponto de vista do cliente, sobre a oferta dos concorrentes. É conhecido também por diferencial ou diferencial competitivo.

Visão – Intenção de propiciar o direcionamento dos rumos de uma organização, com vistas a alcançar uma determinada condição.Um sentido de propósito, uma razão de ser, uma filosofia orientadora compartilhada por todos os funcionários de uma companhia. A visão é muito útil para firmas globais descentralizadas e aquelas que já deixaram de lado suas origens organizacionais. Uma visão compartilhada pode ajudar a unir uma força de trabalho grande e espalhada. Não é fácil entender o que é uma visão corporativa. Nos relatórios anuais de organizaçãos, muitas vezes nos deparamos com visões que podem ser vistas como declarações de missão, descrevendo o que a companhia faz com algumas palavras de inspiração. A declaração de visão tem que ser o que a declaração de missão não é. Ela não tem um ponto de chegada; os funcionários devem se esforçar no sentido de atingi-la após o cumprimento das missões.

 

Visão estratégica de qualidade – A qualidade entendida como caminho para assegurar à organização uma vantagem competitiva de mercado. O foco aqui é o mercado. Para tanto poderão ser necessários trabalhos de revisão da missão, visão e estrutura da organização. Ser o melhor em seu segmento, apurado em ações de benchmark, é o propósito desta dimensão da qualidade.

 

Wallet Share - É a fatia da capacidade de compra do cliente, do dinheiro que ele tem na carteira.

 

Yellow jornalism -  imprensa sensacionalista.

Zona de conforto - O âmbito aceitável dentro do qual os gerentes acreditam com facilidade nos resultados da pesquisa.

 

Fontes:

Ministério da Saúde 

Secretaria Executiva

Subsecretaria de Assuntos Administrativos 

Vocabulário da Saúde – em Qualidade e Melhoria da Gestão e site

Site:  www.portaldomarketing.com.br

 

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